12 de outubro: Por que as crianças precisam brincar?

A Pediatria, o Pronto Atendimento, a Central de Vacinas e o Provida Odontologia realizaram uma tarde divertida

Quando uma criança brinca, é comum pensarmos que ela está com saúde. Essa fala, repassada pelos antigos, talvez tenha um fundo científico.

Para a pediatra do Complexo Médico Provida, Dra. Ana Carolina Lobor Cancelier (CRM 6552 RQE 2731), brincar é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e social.

“Brincar faz com que a criança explore o mundo, desenvolva a imaginação e interaja com as pessoas. O brincar é essencial para promover um desenvolvimento adequado, pois para brincar a criança precisa utilizar várias áreas cerebrais e habilidades, desde motoras até emocionais”, ressalta a médica

A pediatra destaca também que quando se brinca se experimenta diferentes papéis sociais, desperta aptidões para escolhas futuras, promove convívio social e possibilita vivenciar diversas situações, tanto agradáveis quanto desagradáveis, que auxiliam nas tomadas de decisões.

“ O contato com a natureza é fundamental para o crescimento saudável. É necessário tirar a criança da frente das telas e levar para brincadeiras ao ar livre e com a família. Brincadeiras mesmo simples, ajudam na construção de uma vida saudável”, completa Dra. Ana Carolina.

Brincadeiras simples que podem ajudar no desenvolvimento infantil:

Música e dança: auxilia na concentração, na realização de movimentos repetitivos e ritmados, além de ajudar no gasto da energia acumulada.

Estátua: auxilia na concentração e no autocontrole.

Jogo da memória: melhora a concentração e a memória.

Pular corda: gasta energia e melhora a coordenação motora.

Montando blocos: desenvolve habilidades motoras, melhora a concentração e a coordenação.

Prática de esporte: gasta energia, melhorar a concentração e o autocontrole.

Quebra-cabeça: auxilia na concentração, na resolução de problemas e no autocontrole.

Adivinhação: desenvolve habilidades cognitivas, como raciocínio e memória.

Livros para colorir: ajuda a relaxar, a se concentrar em tarefas simples e prazerosas.

Pintura e argila: ajuda a expressar emoções e a relaxar.

Crianças no Provida

Na tarde do dia 11/10 os clientes mirins que vieram no Complexo Médico foram recepcionados por personagens infantis, participaram de brincadeiras divertidas e ganharam brindes pela data.

Facebook
Twitter
WhatsApp
×