Alterações na vista da futura mamãe foi um dos temas do Encontro de Gestante Provida

Evento realizado pelo setor Saúde da Mulher do Complexo Médico Provida para auxiliar as futuras mamães

Quando uma mulher está grávida, na maioria das vezes, ela quer dar uma atenção a mais para a sua saúde, fazer tudo o que puder neste período, para depois do nascimento do filho, se dedicar mais exclusivamente a ele. Uma dessas atitudes, muitas vezes, é procurar na gestação uma diversidade de especialistas, entre eles um oftalmologista.  Médico não indicado para realizar tratamentos ou investigações ópticas nesta fase, caso somente seja necessário. Esse e outros inúmeros assuntos foram abordados, recentemente, em um Encontro de Gestantes, realizado pelo setor Saúde da Mulher do Complexo Médico Provida.

““Durante a gravidez não é indicado consultar um oftalmologista, mesmo que gestante
verifique alterações visuais. É que o grau oscila na gestação, então fazer
exames não tem validade nenhuma, porque se for realizado pode haver diferença
de graus, feito pela manhã ou à tarde, para noite, mesmo que seus óculos pareçam
estar ruins. O melhor é aguardar o bebê nascer e depois de dois meses, sim,
pode fazer uma avalição óptica completa”, orienta a oftalmologista do Provida,
Dra. Yasmin Tornier Boppre Pichutti (CRM 23865 RQE 20446).

Além de falar sobre a visão das mamães, a médica também esclareceu algumas dúvidas das participantes do Encontro sobre a visão dos bebês, e destacou a importância de levar seu filho, ainda no primeiro ano de vida para uma avaliação oftalmológica.

Durante os primeiros 8 anos a visão das crianças está em formação, chegando ao nível de acuidade visual semelhante ao adulto próximo dos cinco anos. Então é fundamental que no primeiro ano do bebê, ele passe para uma avalição oftalmológica. Fase essencial para verificação de qualquer alteração no olhinho do bebê, que talvez impeça o bom desenvolvimento visual, assim como detectar, caso exista, câncer na vista (retinoblastoma), entre outros problemas de saúde, que podem ser corrigidos e tratados, como a catarata e o glaucoma congênito e os estrabismos”, alerta a Dra. Yasmin.

Demais profissionais

Outros cuidados esclarecidos no Encontro, realizado no auditório da ACIT, foram sobre o pré-natal odontológico e a primeira consulta do bebê no dentista, com o odontopediatra, Dr. Eduardo Pacheco, sobre a importância das vacinas, com a vacinadora Maysa Fontana, sobre como amamentar seu filho, com a consultora de amamentação a enfermeira Débora Felisbino e como ter um pré-natal e parto seguro, com a ginecologista e obstetra, Dra. Caroline Silvestri e como cuidar do bebê, alimentação, sono, banho e etc, com o pediatra, Dr. Henrique Galvani.

Facebook
Twitter
WhatsApp
×