Análise técnica do comportamento das partículas extrafinas no manejo da asma não controlada é discutido no Provida
Uma análise técnica do comportamento das partículas extrafinas no manejo da asma não controlada. Com essa temática, foi realizada a 40ª edição da Educação Médica Continuada (EMC) do Complexo Médico Provida, em Tubarão. Palestra proferida pelo doutor em Ciências da Saúde, Geraldo Magela, que durante as noites do dia 4 e 5 de outubro, levou aos demais médicos presentes, informações científicas sobre particularidades do tratamento para asma.
“ As partículas extrafinas que ficam na base do pulmão, possuem mais receptores, sendo que alguns medicamentos para tratamento de asma não chegam até essas partículas. Apresentamos os últimos estudos que mostram que pacientes que receberam uma medicação promissora que consegue chegar até essas particularidades, diminuíram as ocorrências, controlando mais a doença e melhorando a qualidade de vida desses pacientes”, explica o palestrante.
Dr. Geraldo destacou que existe a grande via aérea, que é maior de 2 milímetros e a pequena via aérea é menor do 2 milímetros. Com essa diferença de medidas, as indicações médicas devem ser específicas, para que as partículas extrafinas alcance toda a via área pequena, evitando o uso de outros remédios que param na grande via aérea.
“Esses novos remédios são para controle e manutenção, levando ao alívio para o paciente que está em crise e mantendo o controle aos demais pacientes asmáticos”, completa.