Blog Complexo Provida

Consulta com o pediatra é a indicação antes mesmo do nascimento do bebê

franciele

Esse foi um dos conteúdos abordados no primeiro Encontro de Gestante Provida de 2024

O tradicional Encontro de Gestante do Complexo Médico Provida realizado ao longo do ano, ocorreu nesta semana, em sua primeira edição de 2024, no setor Saúde da Mulher. Conversa que reuniu futuras mamães e papais, com especialistas para orientações e esclarecimentos, sobre os cuidados com a gestante e com os bebês.

“ É normal que muitas mulheres se preocupem com o parto, alimentação, saúde e bem-estar do seu bebê, especialmente nos primeiros meses de vida. Período em que, geralmente se tem muitas dúvidas, de como agir em diferentes situações. Sempre ressalto de início, que tudo vai dar certo, basta seguir orientações médicas”, destaca a pediatra Dra. Franciele Spader Gaspar (CRM 26.022 /RQE 22.222).

Para a pediatra Dra. Franciele Spader Gaspar, uma das indagações mais frequentes das novas mamães, é saber se seus filhos estão mamando suficiente para se desenvolver.

“O bebê não precisa fazer coco todos os dias. Aliás, os bebês em aleitamento materno exclusivo, podem ficar de 7 a 10 dias sem fazer “número 2”. Não é pelo coco que vocês mães verificam se eles estão mamando, é pelo xixi. Se estão amamentando e pelo menos, em 24 horas ocorrer a troca de 6 fraldas, o bebê provavelmente está se alimentando suficiente para crescer saudável”, destaca.

O choro de um recém-nascido pode ocorrer por uma série de fatores, entre eles, excesso de roupa ou coberta.

“Depois dos primeiros dias de vida o bebê normaliza a temperatura dele, passando a sentir o que a gente sente. Lembrar que os recém-nascidos ainda estão se adaptando ao ambiente externo. O intestino está se formando e a sua regulação de temperatura também está em desenvolvimento. Por isso, indicamos as gestantes procurarem um pediatra antes mesmo do parto, para quando o filho nascer, elas e a família já saibam como agir nos primeiros dias”, orienta a médica.

Outros cuidados esclarecidos no Encontro, foram sobre o pré-natal odontológico e a primeira consulta do bebê no dentista, com a odontopediatra, Dra. Karin Faust Souza, sobre a importância das vacinas, com a vacinadora Maysa Fontana, sobre como amamentar seu filho, com a consultora de amamentação a enfermeira Débora Felisbino e como ter um pré-natal e parto seguro, com a ginecologista e obstetra, Dra. Graziela Porto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
×