A oftalmologista , Dra. Yasmin esclarece sobre os benefícios do acessório visual
Os irmãos, Alice, 10 anos e Bento, 5 anos, costumam passar as férias de verão na praia. Para os pais, que também gostam de areia e água salgada, os óculos de sol dos pequenos são acessórios fundamentais para proteção. Cuidado visual que muitas famílias desconhecem sua efetividade. Mas afinal, as crianças devem ou não usar óculos de sol?
“Crianças não devem ser expostas ao sol antes dos 6 meses. Quanto ao uso dos óculos de sol, ele é liberado após os 9 anos. Antes disso, o uso é controverso e não há consenso entre especialistas. Sabemos que o ideal é que todas as pessoas que se expõe em sol usem óculos escuros para proteger o olho da radiação ultravioleta e evitar possíveis complicações. Porém, antes dos 9 anos a visão está em desenvolvimento, e uma certa exposição, em horários com pouca radiação ultravioleta, pode ser saudável para o desenvolvimento da visão de cores e de contraste. Deve prevalecer o bom senso: caso a criança seja exposta ao sol em horário de pico, ou seja, entre às 10h e às 16h, por um período de curto tempo, os óculos escuros são bem-vindos para ajudar na fotoproteção. Porém, o uso não deve ser prolongado nem diário para crianças abaixo de 9 anos. Após essa idade, pode- se usar à vontade, sempre que se expor ao sol”, esclarece a oftalmologista, Dra. Yasmin Tournier Boppre.
Na hora da aquisição dos óculos, a indicação médica é adquiri-los em locais de procedência confiável, como em ópticas e lojas de produtos legítimos, já que as lentes devem ter proteção para os raios ultravioletas (UV).
“Óculos sem proteção à radiação UV, de fonte duvidosa ou produtos falsificados podem lesionar o olho e prejudicar as estruturas internas, ao permitir maior entrada de radiação. O importante é que ele tenha um tratamento anti-UV adequado, o que só um revendedor oficial irá garantir”, alerta a oftalmologista.
Para a higienização adequada dos óculos, sejam de sol ou de grau, infantis ou adultos, a Dra. Yasmin indica usar água, somente fria, e detergente neutro. Podem ser lavados na pia de casa, fazendo espuma com o detergente na limpeza das lentes. Na hora da secagem, usar lenço de papel, papel higiênico ou guardanapo, e nunca esfregar, sempre com batidinhas leves para evitar estragar ou arranhar a lentes.
“Apesar dos óculos de sol nas crianças parecerem um acessório de moda, ele é fundamental para saúde dos olhos e deve ser um item de uso ao ar livre, nos dias de sol, principalmente no horário de pico, com as ressalvas em crianças entre seis meses e nove anos. Em caso de alguma irritação ou desconfortos nos olhos, principalmente se parecer que a criança tem uma sensibilidade anormalmente alta à luz, a avaliação por oftalmologista é imprescindível”, completa.