Dia do Médico: profissão representada pelos doutores Salésio e Arthur Nicoleit
O ditado popular “a fruta não cai longe do pé” para algumas famílias faz todo o sentido, principalmente se o patriarca for um médico. Sim, na medicina muitos filhos seguem a profissão dos pais. Um exemplo de pessoas conhecidas, dedicadas e respeitadas são os Nicoleit. Clã formado pelos doutores do Complexo Médico Provida, o ginecologista e obstetra, Dr. Salésio Nicoleit, de 70 anos e seu filho o urologista, Arthur Radaelli Nicoleit, de 39 anos.
“Já são 46 anos que me dedico ao trabalho de cuidados com a saúde mulher. Profissão que inicialmente escolhi pelo interesse que sempre tive pela biologia e depois, pela possibilidade do amplo exercício da medicina, em atuar em áreas como o atendimento clínico e a realização cirúrgica. Além disso, estar em constante busca do conhecimento em prol a melhorias na vidas das pessoas, fazem a assertividade da minha escolha profissional valer cada dia da minha vida”, ressalta, Dr. Salésio.
Como lazer atual, o ginecologista é direto em dizer que estar ao lado da neta Beatriz, de 4 anos, da esposa, Sandra e dos filhos, Rudolfo, de 40 anos e de Arthur, são os seus melhores prêmios.
“Desde pequeno observava a dedicação do meu pai com a sua profissão e esse extenso contato com a área da saúde contribuiu para que eu me identificasse. Na urologia, por ser uma especialidade ampla, que uni a parte clínica com diversas modalidades cirúrgicas, como a cirurgia laparoscópica e a robótica, me fizeram e fazem, desde 2015, com o início da atuação, eu ter certeza que esse é meu caminho. Felicidade que é somente dividida com a Beatriz, minha esposa Carine e toda a minha família”, conta Dr. Arthur.
Futuro da medicina
Dr. Salésio é categórico ao projetar para o futuro, maior comprometimento dos jovens que estão ingressando na medicina, para que eles sejam mais comprometidos com os pacientes.
“Espero que os novos médicos sejam menos dependentes dos exames, que deveriam ser complementares e mais efetivos na atenção aos prognósticos e nas manifestações dos pacientes”, destaca.
Para o filho urologista, a sua especialidade segue a frente do seu tempo, com a utilização de novas tecnologias.
“Conseguimos hoje realizar cirurgias cada vez menos invasivas e mais seguras, que fazem a diferença na efetividade do tratamento e na recuperação do paciente. Novas ferramentas e novos estudos contribuem cada vez mais para melhorias muito significativas na vida de um paciente com problemas urológicos”, completa Dr. Arthur.
Dr. Arthur – Urologia ( CRM 15646 RQE 12399) e o Dr. Salésio – Ginecologista (CRM 2316 RQE 3595)