Doença considerada problema de saúde pública, que precisa ser corretamente investigada e tratada
Muitas doenças têm evoluído juntamente com o aumento da população, no público feminino, uma delas, que causa muita dor e até infertilidade, se não tratada, é a Endometriose. Problema de saúde pública reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.
“A endometriose acomete milhões de mulheres em idade reprodutiva em todo planeta. Ela causa, por vezes, muitas dores e prejuízos na qualidade de vida. Precisa de muita atenção, investigação e tratamento em suas manifestações”, ressalta o ginecologista e obstetra do Setor Saúde da Mulher Provida, Dr. Leandro Gugel.
Conforme o médico, a endometriose consiste em ser uma doença inflamatória provocada por células do endométrio. Tecido que reveste o útero, que ao invés dessas células serem expelidas durante a menstruação, elas se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Resultando em uma reação inflamatória crônica.
Sintomas da Endometriose
– Dor no período menstrual, que pode ser intensa e causar incapacidade na realização de tarefas diárias;
– Dor durante as relações sexuais;
– Dor e sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação;
– Dificuldade de engravidar.
Tratamento da Endometriose
“Nas mulheres mais jovens as indicações iniciam com medicamentos que suspendam a menstruação. Em casos de maiores lesões, no geral, a remoção é realizada cirurgicamente. Quando a mulher já com filhos e sem vontades de mais gestações, retirar os ovários e o útero pode ser uma alternativa. Antes, é necessária uma correta investigação, com exames ginecológicos, laboratoriais e de imagem”, indica.
“A endometriose pode ser assintomática, por isso exames de rotina são sempre recomendados”
Dr. Leandro Gugel
Ginecologista e Obstetra
CRM 13442 RQE 6677