União de especialidades para efetividade e segurança dos procedimentos
A incontinência urinária, assim como o prolapso genital, são patologias que trazem sérias repercussões à qualidade de vida da mulher, interferindo nos aspectos sociais, emocionais e econômicos. A prevalência é variável, depende da faixa etária e da população estudada. Nestes casos e em outros, a ginecologia e a urologia é a combinação perfeita para o tratamento das distopias genitais associadas ou não com incontinência urinária e a remoção concomitante do útero.
“Muitas vezes a alteração de posicionamento dos órgãos pélvicos na mulher, a distopia genital, popularmente como bexiga caída, tem associação com a perda de urina aos esforços ou até mesmo com a dificuldade de esvaziar a bexiga, podendo uma cirurgia ser a melhor indicação. Trabalho que uma equipe multidisciplinar experiente, faz a diferença para a saúde da paciente”, ressalta o ginecologista do Setor Saúde da Mulher Provida, Dr. Salésio Nicoleit.
A união das especialidades é realizada constantemente no Provida, principalmente, entre pai e filho. Médicos que juntos, buscam a melhor solução.
“Por vezes a realização da perineoplastia resolve o problema, por outras, é necessária a colocação de telas ou slings. O atendimento multidisciplinar de profissionais habituados e capacitados é fundamental para escolha do melhor tratamento e resultados”, destaca o urologista do Centro Avançado de Urologia Provida, Dr. Arthur Radaelli Nicoleit .
“Os fatores de risco associados ao prolapso de órgãos pélvicos estão relacionados a idade avançada, parto normal, obesidade, tosse crônica, histórico familiar e etc ”
Dr. Salésio Nicoleit
Ginecologista e Obstetra
CRM 2316 RQE 3595
“A Sociedade Brasileira de Urologia, estima que cerca de 40% das mulheres após a menopausa perdem urina de forma involuntária”
Dr. Arthur Radaelli Nicoleit
Urologista
CRM 15646 RQE 12399