Blog Complexo Provida

Incontinência urinária masculina não é uma sentença definitiva

incontinência

Condição de saúde, causada por diversos fatores, que precisa ser diagnóstica e tratada corretamente para melhor qualidade de vida

A incontinência urinária masculina é um problema que afeta muitos homens, mas ainda é pouco discutida e muitas vezes, mantida em silêncio. Condição que pode causar impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar emocional do indivíduo, podendo levar ao constrangimento e isolamento social.

“Cada caso é único, sendo fundamental a realização de uma avaliação médica para o correto diagnóstico e indicação de tratamento mais adequado, conforme a causa e a gravidade da condição”, alerta o urologista, Dr. Daniel Albrecht Iser.

A incontinência urinária masculina pode surgir por diversos fatores, como envelhecimento, problemas na próstata, cirurgias na região pélvica, lesões nos nervos, entre outras.

“Em algumas situações, mudanças simples no estilo de vida, como evitar consumo excessivo de líquidos antes de dormir, podem ajudar na redução dos episódios de incontinência. Assim como, fazer atividades específicas para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, conhecidos como exercícios de Kegel, também podem ser recomendados. Mas caso haja necessidade de uma intervenção cirúrgica, é importante que um urologista especializado avalie e recomende a opção mais adequada ao paciente”, orienta o médico.

Técnicas cirúrgicas indicadas para casos graves:

Sling masculino

Dispositivo colocado em torno da uretra para proporcionar suporte e ajudar no controle da bexiga.

– Esfincter urinário artificial

Dispositivo implantado ao redor da uretra para atuar como uma válvula controlando a abertura e fechamento do fluxo da urina.

“É importante abordar esse tema de maneira aberta e franca, para conscientização e busca por ajuda profissional”

Dr. Daniel Albrecht Iser – Urologista

CRM 16655 RQE 8961

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
×