Blog Complexo Provida

Médico do Provida palestra em importante simpósio internacional

Dr leandro congresso2

Dr. Leandro Gugel apresentou trabalhos sobre cirurgias minimamente invasivas de ginecologia oncológica

Treinamentos e capacitações fazem parte da rotina de estudos dos profissionais do Corpo Clínico do Complexo Médico Provida. Médicos que além de desempenharem suas atividades na instituição, ainda investem seu tempo em pesquisas científicas. Esse é também o posicionamento do ginecologista e obstetra do setor Saúde da Mulher, Dr. Leandro Gugel, que no fim de semana, apresentou duas palestras no X Simpósio Internacional Multidisciplinar de Ginecologia Oncológica, realizado, no Hotel Intercontinental, em São Paulo.

“Levei ao público o tema Salpingectomia e Salpingooforectomia redutora de risco, sobre a retirada da trompa e ovário. Segundo os estudos, um dos cânceres que têm uma incidência bem baixa, mas uma mortalidade muito alta. Isso ocorre quando as pacientes possuem variações mutagênicas em alguns genes, como o BRCA1, BRCA2, elas têm indicação de fazer a retirada de trompa e o ovário em determinado período da vida. É recomendado atualmente que essa retirada ocorra entre 35 e 40 anos para as mulheres com variantes BRCA1 e entre 40 e 45 anos para mulheres com variantes BRCA2”, informa o ginecologista.

Segundo Dr. Leandro, se esses procedimentos forem realizados, isso vai contribuir para essas mulheres entrem na menopausa precocemente, com todos aqueles efeitos deletérios da falta do hormônio, do estrogênio. Como a osteoporose, aumento do risco cardiovascular, alterações sexuais, alterações psicológicas.

“ Minha explanação e argumentação foi sobre falar dessa retirada e dos efeitos na vida dessa paciente. Quando esse procedimento é indicado e para quais pacientes e sobre que tipo de conduta devemos tomar para minimizar esse impacto”, informou Dr. Leandro.

O simpósio reuniu grandes especialistas nacionais e internacionais, em um congresso mundial de ginecologia oncológica com apresentação dos avanços em tratamentos dos cânceres do sistema reprodutivo feminino, levantando discussões essenciais para a realização de práticas do dia a dia. Participaram do encontro ginecologistas, oncologistas, radioterapeutas, médicos de outras especialidades que tenham interface com a oncologia ginecológica, residentes, acadêmicos de medicina, enfermeiros e equipes multiprofissionais, entre outros públicos.

Dr. Leandro Gugel – ginecologista e obstetra (CRM 13442 RQE 6677).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
×