Novembro Azul: a importância do PSA e do rastreio do câncer de próstata

O Centro Avançado de Urologia oferece atendimento médico especializado na realização de consultas, diagnósticos e tratamentos

O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens, e a detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Para o diagnóstico, é imprescindível aos homens com mais de 50 anos, ou a partir dos 45 anos, caso apresentem fatores de risco, a realização de exames periódicos para monitoramento dos níveis de Antígeno Prostático Específico (PSA).

O PSA é uma proteína produzida pelas células da próstata, que é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Quando está em nível elevado no sangue, pode apresentar câncer ou outras condições, como a hiperplasia prostática benigna. O rastreio de câncer de próstata é realizado por meio de exame de sangue PSA e de toque retal. Ambos complementares e fundamentais para a detecção precoce da doença”, indica o urologista do Centro Avançado de Urologia do Provida, Dr. Alan Knabben Magri.

O câncer ao ser diagnosticado precocemente, em exames preventivos, a taxa de cura é de até 90%.

“Além de exames urológicos periódicos, adotar hábitos saudáveis, também são importantes para a prevenção do Câncer de Próstata e outras doenças. Praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação balanceada, assim como reduzir ou eliminar o tabagismo e o consumo de álcool, contribuem significativamente para o bem-estar geral e para uma vida melhor”, destaca

“A próstata é um órgão que precisa de atenção especial. Fique atento, porque nas fases iniciais, geralmente não há sintomas. Procure um urologista regularmente”.

Dr. Alan Knabben Magri

Urologista

CRM 20228 RQE 18677

.

Facebook
Twitter
WhatsApp
×