Blog Complexo Provida

Por que é fundamental controlar a pressão arterial?

Close up of senior man getting his blood pressure checked during medical examination in the hospital.

A hipertensão não tem cura, mas precisa ser avaliada e tratada adequadamente

O suspense ao aguardar o resultado que, em poucos minutos, se configura no mostrador do aparelho, é uma das situações que muitas pessoas devem passar com frequência, ao ferir a pressão arterial. O registro que se configurar como igual ou superior 140/80 mmHg, pode ser caracterizado como hipertensão. Mas por que é importante controlar esse quadro?

“A hipertensão arterial é uma doença crônica, que ocasiona níveis elevados da pressão do sangue nas artérias. Embora não haja uma cura para esse aumento, ela precisa ser controlada. Quando está nas alturas, ocorre falhas para irrigar o coração, prejudicando a oxigenação, fazendo com que o órgão trabalhe em excesso e sem a contribuição de uma circulação normal, o músculo cardíaco fica sobrecarregado, o que pode causar uma série de problemas ou até mesmo a morte”, alerta o cardiologista do Complexo Médico Provida, Dr. Dr. Vitor Celso Domingues (CRM: 3933 / RQE:10411)

As causas de descontrole da pressão, segundo o médico, podem ser: histórico familiar, condição ao envelhecimento, obesidade, sedentarismo, alimentação com excesso de sal e gorduras, tabagismo, ingestão de bebidas alcóolicas e colesterol alto. Já as consequências decorrentes do descontrole, podem ser: infarto, AVC, afetar os rins, alterar o quadro de outras doenças pré-existentes, assim como, evoluir para morte.

“Para manter a pressão arterial equilibrada é necessário, adotar hábito de vida mais saudável, fazer avaliações médicas, e caso seja indicado o uso de medicamentos, seguir corretamente as orientações médicas. Além disso, é preciso realizar consultas com seu cardiologista regularmente, para monitoramento e controle de eventuais alterações na pressão. O tratamento da hipertensão não deve ser ignorado e precisa ser contínuo ”, completa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
×