Encontro com a presença do renomado Dr. Roberto e o corpo clínico em uma manhã de conhecimento, sensibilidade e arte
Somos colecionadores de memórias afetivas. Com essas palavras, o renomado cardiologista e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Dr. Roberto Luiz D’Ávila, abriu o 1º Simpósio Médico: Humanidades na Medicina, realizado pelo Complexo Médico Provida, em Tubarão. Encontro que reuniu na manhã de sábado, o corpo clínico da instituição para imersão sobre humanização nos atendimentos aos pacientes.
“Sou apaixonado pela vida (pela família, medicina e as artes em geral). Sou a soma dos amores que tive e tenho, das dores que já sofri e ainda sofro, dos livros que já li e leio, dos filmes que já assisti, das músicas que ouvi e que ainda ouço. Por isso a arte é um bálsamo de nos conectarmos com o mundo, porque a medicina muitas vezes nos endurece”, ressalta Dr. Roberto.
Em suas falas, o palestrante, trouxe vivências filosóficas, juntamente com poesias, músicas, cinematografia e experiências pessoas. Um misto de artes para demostrar que cuidar da saúde das pessoas, segue além do atendimento profissional.
“Para ser médico, acredito que a pessoa, à princípio, já tenha empatia com o próximo. Faz parte da nossa missão, querer melhorar a saúde e salvar a vida do outro, mas precisamos sermos muito mais. A expectativa dos pacientes é ser confortado, ouvido, olhado nos olhos e tocado. Ele quer que o profissional de medicina, assim também como sua assistente e sua equipe, lhe deem atenção, tenham bom humor e transmitam confiança. Temos que ser honestos com eles, mas não precisamos ser frios ou indiferentes com a dor do outro”, destaca o palestrante.
Participantes
Para os mais de trinta doutores, entre diversas especialidades médicas do Provida que participaram do evento, ouvir o Dr. Roberto e a psicóloga Fernanda Milanez, que também fez parte do encontro, com a realização de práticas inclusivas, foi um momento de saberes e reflexões.
“Que manhã! Que evento fantástico! Fomos abrilhantados com tanto conhecimento e sensibilidade. Talvez uma frase que possa resumir e representar nosso encontro com o Dr. Roberto seja: quando os ouvidos do discípulo estão abertos e preparados, o sábio vem e os toca com sabedoria. E foi isso que tivemos hoje”, ressalta o cirurgião plástico, Dr. Ricardo Beckhauser Kuhnen.
Dr. Roberto Luiz D’Ávila
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Cardiologia (SCM-RJ), Medicina do Trabalho e Bioética . Mestrado em Neurociências e Comportamento. É Professor de Humanidades Médicas do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina e Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Portugal. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da New York Academy Of Sciences, da American Association for the Advancement of Science, da Sociedade Brasileira de Bioética, da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, membro honorário das Sociedades Brasileira de Clínica Médica e da Brasileira de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica, Ex-Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Ex-membro do Conselho de Ética Médica da World Medical Association (WMA), Ex-membro do Conselho Diretor da International Association of Medical Regulatory Authorities (IAMRA), Ex-membro do Conselho Diretor da International Association of Bioethics (IAB), Ex-Vice-Presidente da Confederação Médica da América Latina e Caribe (CONFEMEL), membro titular da Academia Catarinense de Medicina, membro honorário da Federação Brasileira de Academias de Medicina e das Academias Paraibana de Medicina, Mineira de Medicina, do Rio de Janeiro e do Ceará. Autor do livro “Cartas do Fim da Vida – Ensaio sobre o envelhecer e o morrer” – Editora UNISUL-2015.
Fernanda Milanez
Fernanda Cunha Milanez, psicóloga organizacional e clínica com 23 anos de experiência. Serviços: Consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas, Mentoria Individual, Avaliação Psicológica e Psicologia Clínica.
Apoiadores
Os parceiros na realização do 1º Simpósio Médico Provida foram Unicred, Laboratório EMS e TV Doutor.