Blog Complexo Provida

Qual a importância de realizar exames fonoaudiológicos?

fono

O correto diagnóstico contribui com a efetividade do tratamento e com o melhor prognóstico

Ouvir, falar, comer e entender as inúmeras formas de comunicação fazem parte de ações rotineiras, que quando impossibilitadas ou alteradas, impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Uma das formas de prevenir problemas na fala e na audição, assim também como na compreensão da linguagem como um todo, é a realização de consultas de rotina ou investigatórias com um fonoaudiólogo. Profissional que poderá indicar ou mesmo realizar, uma série de exames da especialidade para diagnóstico.

“Exames são importantes ferramentas de investigação. Com eles, é possível encontrar de forma segura, rápida e eficiente, alterações ou até mesmo doenças. A realização de exames específicos e quando necessários, exames complementares, ajudam significativamente na investigação. Quando a análise ocorre em bebês e crianças, muitas vezes, é possível encontrar alterações que podem passar despercebidos pelos pais, contribuindo para melhor desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem na escola”, ressalta a fonoaudióloga, Sheyla Bonelli (CREFONO/SC – 8449).

Para que a conversa inicial com o fonoaudiólogo seja assertiva, uma correta anamnese deve ser realizada. Neste primeiro contato, o profissional tem acesso as informações sobre o paciente e pode começar o levantamento clínico e decisão pelo melhor protocolo.

“Realizamos uma série de perguntas para conhecer melhor o cliente e suas possíveis queixas. Quanto mais sabemos sobre ele, mas podemos ajuda-lo no diagnóstico e no planejamento terapêutico”, complementa a fonoaudióloga, Ana Paula Nandi Valério (CREFONO/SC 8056).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
×