Blog Complexo Provida

Residentes de cirurgia participam de aula sobre punção venosa central guiada por ultrassom

aula1

Dr. Luiz Henrique ministrou curso teórico-prático sobre cateteres guiados por ultrassonografia

Um grupo de 10 residentes médicos realizaram, na última semana, uma aula diferente no Provida. Os alunos participaram de um curso teórico-prático de punção de acesso venoso central, instruídos pelo professor e cirurgião do Complexo Médico, Dr. Luiz Henrique Locks. A aula ocorreu no auditório da instituição e contou com apoio do laboratório responsável pelos equipamentos.

“ Ministramos um curso teórico-prático de punção de acesso venoso central oferecendo uma combinação de instruções para profissionais de saúde interessados em aprimorar suas habilidades. Geralmente com práticas, é que o participante aprende sobre anatomia vascular, técnicas de punção, cuidados com o paciente e procedimentos de segurança, realizando o feito pessoalmente. Essas vivências permitem que os alunos pratiquem sob supervisão direta, aumentando assim, sua confiança e competência na realização desses tipos de procedimentos que são fundamentais para a sua atenção no cotidiano do atendimento médico”, explica o cirurgião.

Durante o encontro, os alunos manusearam acessos venosos e ultrassons, além de realizarem o experimento, em partes de frangos com balões e líquido em seu interior. Além disso, a turma ainda pode tirar dúvidas e questionar sobre possíveis situações vivenciadas no plantão médico hospitalar, realizado pelos residentes, em unidades hospitalares.

“A objetivo de acesso venoso central é permitir a inserção de cateter em vasos centrais, e a partir disso possibilitar que a realização de diferentes intervenções no paciente, desde a administração de soro fisiológico até a colocação de filtros de veia cava e etc.”, completa.

Dr Luiz Henrique Locks (CRM 17824 RQE 16096) orientando os residentes na prática
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
×