Blog Complexo Provida

Seus pés estão preparados para o verão?

Cropped head portrait of unrecognized patient sitting on the medical chair while doctor in blue cloves examining feet in beauty center

Qualquer sinal ou desconforto com os pés, um profissional de podologia pode lhe ajudar

O verão chegou e o clima quente pede mudanças nas vestimentas, como usar roupas mais leves e calçados mais abertos, como sandálias e chinelos. Época em que o corpo fica mais amostra e os pés mais expostos, mas será que eles estão saudáveis para enfrentar a estação?

“ A saúde dos pés vai além da estética e da beleza. Pele e unhas sadias, livres de bactérias e micoses, fazem a diferença na hora de maior exposição. Mantenha eles sempre secos, porque a umidade é uma “porta aberta” para doenças. Não compartilhe lixas, alicates e sapatos, evitando assim, surgirem infecções fúngicas”, alerta a podóloga do Complexo Médico Provida, Francine Mateus Goulart.

Outras orientações, conforme a especialista, é ao fim do dia, sempre que possível, elevar um pouco os pés e hidratá-los. Conduta que contribuirá para diminuir o inchaço e proporcionar bem-estar.
“Escolha calçados adequados, especialmente para usa-los em ambientes externos, como praias. O ideal é optar por algo mais aberto, para que os pés possam respirar. Importante também que esses chinelos e sandálias sejam de material que seque rápido para evitar proliferação de bactérias, caso sejam molhados”, destaca Francine.

Um dos maiores erros nos cuidados com seus pés na beira mar, é esquecer de passar protetor solar neles, mesmo usando no resto do corpo inteiro.
“Onde tem pele, deve ser passado protetor. Portanto, os seus pés também devem estar protegidos da radiação solar a fim de evitar queimaduras e prevenir o câncer de pele. Outra dica, é evitar andar descalço em superfícies muito quentes, como nas areias e nas calçadas, que ficaram o dia todo recebendo o calor do sol”, ressalta.

Outras orientações

Unhas: mantenha as cortadas, quando grandes, carregam facilmente bactérias e sujeiras, mas evite cortar muito nos cantos, para não encravar ou causar desconforto.
Hidratação: beber água é fundamental para todo o corpo e passar hidrante antes e depois de ir à praia.
Não cobrir os pés com areia: devido ao grande número de pessoas e até animais que circulam na orla, ela quase sempre está contaminada com bactérias e outros agentes, como bicho de pé e afins.

“Caso a pessoa já tenha ou adquira algum machucado na praia, essa lesão serve como porta de entrada para infecções ao entrar em contato com areia contaminada. Mesmo com esses cuidados se perceber algo diferente, como coceiras, manchas brancas ou escamações, procure um especialista de sua confiança”, completa a podóloga.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
×