Treinamento para atendimento de emergência é realizado no Provida

Capacitação para continuidade e atualização de aprendizado das equipes de enfermagem do Pronto Atendimento

Um dos grandes desafios enfrentados por profissionais de saúde é a reversão de situações de parada cardiorrespiratória. Esse evento pode ocorrer em qualquer momento e lugar, afetando homens, mulheres, crianças, jovens e idosos. Dada a importância de salvar vidas, o Complexo Médico Provida se preocupa em oferecer capacitações às suas equipes, preparando-as para atuar de maneira eficaz em protocolos de urgência. Treinamento que foi realizado recentemente, direcionado as equipes de enfermagem do Pronto Atendimento, ministrado pela enfermeira do setor e bombeira comunitária, Cristiane Goulart (Coren 265857.

“É essencial que as equipes de atendimento estejam sempre preparadas, com conhecimento e habilidades necessárias para agir de forma imediata em casos de parada cardiorrespiratória. O cuidado com o paciente começa com o reconhecimento precoce da gravidade da situação, seguido pelo acionamento da equipe do serviço de emergência e pela realização da reanimação cardiopulmonar (RCP) de forma correta”, explica.

Quando a ocorrência for em um ambiente extra hospitalar, a enfermeira destaca que o importante é que as pessoas saibam como executar as manobras corretamente, porque a rapidez e a precisão podem fazer toda a diferença.

“Ressaltamos que, ao ligar para os serviços de emergência, como o 193 ou 192, é fundamental fornecer informações claras sobre a situação, incluindo a localização e a condição da vítima. Isso ajuda a equipe de socorro a se preparar adequadamente antes de chegar ao local. Além disso, a sugerimos que as pessoas busquem cursos de primeiros socorros, onde podem aprender não apenas a RCP, mas também outras manobras de emergência, como o uso do desfibrilador externo automático (DEA) e a abordagem a diferentes situações de emergência médica. O conhecimento específico e o treinamento podem capacitar indivíduos a agir de forma eficaz em momentos críticos e salvar vidas”, completa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
×