Dr. Alan palestrou para os agentes da Penitenciária Masculina de Tubarão
Os cuidados com a saúde do homem não devem finalizar com o término do mês de novembro. A atenção, por unanimidade médica, deve permanecer ao longo do ano, com a realização de exames e consultas periódicas, e com hábitos saudáveis. Para reforçar essa mensagem, o urologista do Centro Avançado de Urologia do Complexo Provida, Dr. Alan Knabben Magri (CRM 20228 RQE 18677), realizou ontem, 30/11, uma palestra para os policiais penais da Penitenciária Masculina de Tubarão.
“ O primeiro passo para cuidar da saúde é a prevenção, que deve ser feita em todas as fases da vida. Para que os homens tenham esse conhecimento e conscientização, a informação é fundamental, principalmente sobre o diagnóstico precoce para o câncer de próstata”, destaca o urologista.
A preocupação com tumores de próstata, segundo o Ministério da Saúde, ocorre porque este tipo de câncer, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais. Quando os sintomas aparecem, muitas vezes, a doença está em estágios avançados dificultando o tratamento e diminuindo as chances de cura. O câncer quando diagnosticado precocemente, em exames preventivos, a taxa de cura é de até 90%.
“Além de exames urológicos periódicos, adotar hábitos saudáveis, também são importantes para a prevenção do Câncer de Próstata e outras doenças. Praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação balanceada, assim como reduzir ou eliminar o tabagismo e o consumo de álcool, contribuem significativamente para o bem-estar geral e para uma vida melhor”, ressalta Dr. Alan.
Participaram da palestra, mais de 20 policias penais, que durante a conversa realizaram perguntas e tiraram dúvidas sobre prevenção, tipos de exames e tratamentos específicas.