Uso de contraste na prática clínica é tema da EMC Provida

Edição que destacou os benefícios e aplicações do contraste hepato-específico na realização de exames de imagem

O que saber para inserir o contraste hepato-específico na prática clínica. Com essa temática, foi realizada mais uma Educação Médica Continua (EMC) do Provida, em Tubarão. Palestra conduzida pelo médico radiologista, Dr. Felipe Ribeiro Ferreira, no dia 12/11, que destacou aos presentes, informações sobre as aplicações, usos e benefícios da farmacodinâmica do Primovist.

“A mensagem aqui é dizer que o Primovist tem um ganho em relação aos outros contrastes. Ele tem uma parte da excreção pelo fígado, pela via biliar. É seguro por parte renal e tem um ganho em várias indicações na prática clínica. Indicado tanto para o paciente com uma lesão focal hepática, sadio, hepatopata, quanto para o paciente oncológico.  Sabendo bem as suas indicações, ele pode cada vez mais ser utilizado na realização de exames de imagem. É seguro, inclusive tem a classificação do Colégio Americano de Radiologia, categoria 2, ou seja, muito seguro. O Primovist, então, pode ser utilizado em exames convencionais e também naqueles pacientes com função renal mais debilitada, se tiver uma boa indicação médica”, ressaltou o radiologista.

Em sua explanação na EMC, o médico reforçou a importância da capacitação e a busca constante pelas inovações na especialidade.

“Através da educação, conseguimos compartilhar informações, trocar ideias, aprender e repassar conhecimento, como estamos fazendo nesta edição. Porque o papel do radiologista é estar junto com o paciente e com os médicos solicitantes”, ressalta Dr. Felipe.

Edição

Esta EMC contou com o apoio do Laboratório Bayer e da presença de médicos radiologistas, técnicos em radiologia, cirurgiões do aparelho digestivo, hepatologista e residentes.

Palestrante

Dr. Felipe Ribeiro Ferreira: CRM: 150688-SP / RQE: 88783 – Médico Radiologista, formado pela Universidade De São Paulo (USP), com subespecialidade em Medicina Interna nos Hospitais Sírio-Libanês e 9 de Julho.

Facebook
Twitter
WhatsApp
×