A 37ª Educação Médica Continuada do Complexo Médico Provida apresentou demais usos da dapagliflozina
Os benefícios da Dapagliflozina no tratamento da ICFER e DRC”. Com essa temática, foi realizada recentemente a 37ª Educação Médica Continuada do Complexo Médico Provida, em Tubarão. Palestra proferida pelo cardiologista, Dr. Armando Lemos Monteiro da Silva Filho (CRM 3074 SC – RQE 201), que levou aos demais médicos presentes, informações científicas sobre os benefícios do antidiabético dapagliflozina no tratamento de insuficiência cardíaca, mesmo em pacientes sem diabetes.
“ A dapagliflozina era um medicamento utilizado somente para tratamento de pacientes diabéticos, mas estudos científicos recentes observaram que esse fármaco, reduzia as internações por insuficiência cardíaca, fato que passou a despertar mais atenção. A partir disso, iniciou-se uma pesquisa maior sobre os demais benefícios aos diabéticos e também nos pacientes que não são diabéticos”, ressaltou o cardiologista.
Conforme o ensaio clínico da DAPA HF, apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia, a análise exploratória demostrou redução significativa em termos absolutos para piora de Insuficiência Cardíaca (IC) e morte por causa cardiovascular em indivíduos com insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida (ICFER), sem impacto negativo na função renal, tratados com dapaglifozina, em associação à terapia padrão. Melhoras significativas foram apontadas independente da presença ou não de Diabetes Mellitus.
“Verificou-se também que dapaglifozina além de reduzir a internações hospitalares, ela ainda faz uma proteção renal nos pacientes, mas sempre temos que lembrar que os melhores resultados são alcançados com o tratamento precoce”, ressalta.
37ª Edição
A 37ª edição da Educação Médica Continuada (EMC) contou com a presença de cardiologistas, clínicos e geriatras, e teve como apoio o Laboratório AstraZeneca.
Palestrante
Dr. Armando Lemos Monteiro da Silva Filho – CRM 3074 SC – RQE 201
Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis
Especialização em Cardiologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina
Professor Nível 3 da Universidade do Sul de Santa Catarina
Médico Cardiologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição e da Cordis Clínica Cardiológica Ltda.
Experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica
Dapagliflozina
- Indicado junto à dieta e à prática de exercícios para melhorar o controle glicêmico (controle dos níveis de açúcar no sangue) em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.
- Indicado para prevenção de desenvolvimento ou agravamento de insuficiência cardíaca (mau funcionamento do coração) ou morte cardiovascular e para a prevenção de desenvolvimento ou agravamento de nefropatia (doença dos rins) em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.
- Indicado para o tratamento de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (quando o coração não se contrai adequadamente durante cada batimento cardíaco de modo que o sangue não é adequadamente bombeado para fora do coração) em pacientes adultos.
- Indicado para o tratamento de doença renal crônica em pacientes adultos.